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Sistema avançado de controle de motogerador a gás natural

Solução inovadora desenvolvida para usina termelétrica no âmbito P&D ANEEL, combina estratégias de controle convencionais ao diagnóstico em tempo real da combustão nos 20 cilindros do motor. A combustão é analisada ciclo a ciclo por meio de sensores de pressão nos cilindros, sendo os resultados utilizados na realimentação de controle de combustível e avanço de ignição individual do cilindros e na proteção do sistema contra eventos de detonação (batida de pino) e sobrepressão. Já ultrapassou-se 8000 horas de operação contínua do sistema, com excelentes indicadores de disponibilidade e demonstrado potencial de aumento de 5% potência sem ultrapassar os limites de segurança do equipamento.

Monitoramento preditivo de pressões de cilindros para motores alternativos

Em vista de recorrentes falhas no conjunto de força de seus motogeradores, a CAAR orientou à usina termelétrica o uso de um sistema preditivo de falhas através de sensores de pressão nos cilindros, implementado em parceria com empresa austríaca. Centenas de eventos foram detectados, permitindo a atuação da equipe de manutenção anterior a eventos catastróficos. 

Algorítimos de controle para uso de etanol sem aditivo ou modificações ao sistema de injeção de motor diesel automotivo

Trabalho em desenvolvimento com instituto de pesquisa nacional. Até o momento foi possível substituir o sistema de controle original do motor por um sistema aberto à programação e operar o motor com 100% álcool anidro em altas cargas. O desenvolvimento de algorítimos e suporte à calibração é tarefa da CAAR.

Monitoramento preditivo de temperaturas de cilindros para motores alternativos

 

Solução desenvolvida para o monitoramento das temperaturas das camisas dos cilindros dos motores de uma usina termelétrica, com o objetivo de prever falhas catastróficas no conjunto de força dos motogeradores.

Estudos de combustão em motores alternativos

Em parceria com instituição de pesquisa nacional a CAAR executa analises ópticas de combustão para projetos de pesquisa e desenvolvimento em motores alternativos de ignição por centelha com injeção direta ou injeção no pórtico.

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